Manutenção Preventiva: Freios

Manutenção Preventiva: Freios

 

  


  O sistema de freios é uma das partes mais importantes e vitais do veículo. Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

 Sistema de freios


Fluido para freio 
Indicação: troca anual
Discos de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Pastilhas de freio 
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Tambor de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Freio a tambor 
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
Indicação: verificar a cada 30 mil Km


No uso contínuo de um veículo, nenhum componente é tão intensamente sujeito a esforços e altas temperaturas quanto o sistema de freios, isto em decorrência das frenagens. Embora sejam os componentes de um sistema de freios rigorosamente projetados e fabricados, o uso contínuo dos freios durante um período resultará em desgaste natural de alguns de seus componentes.

Estes desgastes serão compensados por dispositivos automáticos de ajustagem incorporados ao sistema de freio pelo fabricante. Contudo, a necessidade de substituição de certos componentes após determinado tempo de serviço deve ser prevista.



Quais os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios ?

  São vários os sintomas que podem ser sentidos no veículo. Note logo abaixo os mais comuns:
  •  Chiado quando se freia
  •  Necessidade de completar o reservatório de fluido de freio constantemente
  •  O carro puxa para algum lado quando o freio é acionado
  •  O pedal de freio pulsa quando acionado
  •  O pedal de freio cede (abaixa) quando é mantido acionado
  •  A luz do painel se acende
  •  Os freios não tem potência

  O fluido de freio é um dos principais componentes do sistema de freios, pois é o fluido que transfere movimento e força até as rodas. O fluido percorre dentro das tubulações rígidas, de uma liga de aço e cobre. A tubulação leva o fluido até as rodas, como as rodas se movimentam de um lado para o outro e para cima e para baixo é necessário a utilização de uma tubulação de borracha perto das rodas, chamada de “flexível”.

  O fluido de freio deve ser substituído por completo a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez ao ano. Deve-se ficar atento para que o tipo de fluido corresponda com o descrito no manual de proprietário do veículo, não deixe passar despercebido se o mesmo estiver abaixo da marca “máximo” do reservatório, isso pode indicar desgaste de pastilhas e/ou sapatas. O fluido abaixo da marca “mínimo” pode ser consequência de vazamentos, o que deve ser rapidamente resolvido em uma oficina de confiança.
  Itens de desgaste como as pastilhas, sapatas, discos e tambores de freio devem também ser verificados e substituídos periodicamente. 


Com a manutenção em dia, sempre feita com profissionais altamente qualificados, numa oficina de confiança, o motorista evita não só contratempos na hora de uma frenagem brusca como também controle da velocidade do seu veículo. 

  Manter a manutenção dos freios em dia é um item vital, não se esqueça disso condutor.

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